sexta-feira, 20 de setembro de 2013


Dança flamenca e PILATES.

Estive em Sevilha semana passada, e curiosamente fiquei sabendo disso:
A Dança Flamenca é uma arte popular  espanhola, marcada pela expressividade e intensidade de seus gestos, sentimentos e passos. Enraizada na Espanha, especificamente na região da Andaluzia, teve origem com a cultura cigana, influenciada pelos árabes e judeus.
Com o  sapateado,  temos os movimentos intensos de tornozelo e membros inferiores, e os movimentos sinuosos  e sensuais de braços e mãos.
Analisando um pouco mais os movimentos:
 As linhas corporais se mantêm alongadas, é preciso ter consciência e esforço constante para estender o tronco em todas as direções, alongando pescoço, abaixando os ombros e contraindo os abdominais. Os joelhos devem estar semi flexionados, o peso do corpo colocado na região dos calcanhares, para que o sapateado seja audível e claro.Interessante notar a diferença  entre  o corpo da cintura para baixo,  pesado, e enraizado no chão ; e da cintura para cima o mais suave e gracioso possível. É definitivamente  um belo  exercício de consciência corporal e de expressividade. Só dá para entender assistindo, a energia é muito forte. Arrepia.
O Pilates se encontra com essa Dança com intuito de fortalecer e preparar o corpo para os movimentos e, principalmente, para o ganho da consciência corporal e prevenção de lesões. Tanto uma postura desalinhada quanto o excesso de força nos sapatos podem ser suficientes para lesar ligamentos e articulações.  A estabilidade das cinturas escapular e pélvica, permite a fluidez dos movimentos de extremidades.
Conheci Macarena, uma dançarina de flamengo de Sevilha que fazia o show onde estava presente. (Espaço de dança do Museu da Guitarra/Sevilha)
Perguntei à ela quais eram as dores que ela sentia após os espetáculos. Ela me disse tornozelos e joelhos devido ao impacto.
E perguntei também que parte do corpo deveria ser mais forte. Ela me disse abdominal.
Trabalhar a consciência corporal e o fortalecimento global do corpo através do Pilates e transferi-los para os Tablados é uma forma de unir duas técnicas distintas de forma inteligente. Parceria de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário