quarta-feira, 8 de janeiro de 2014


Mitos de lesões em Corrida
 Se você é saudável e planeja começar a correr pela primeira vez, é perfeitamente correto você colocar um tênis de pisada neutra sem nenhum suporte especial. Mesmo se o seu pé seja pouco ou muito pronado.
Parece não haver riscos em que a pronação excessivas ou não possam levar a lesões na prática da corrida quando na utilização de calçados neutros para os iniciantes.
Este é o resultado de um estudo conduzido na Aarhus University (2ª maior da Dinamarca) que foi publicado este ano no British Journal of Sports Medicine.
No estudo foram monitorados 927 corredores iniciantes com diferentes tipos de pisada durante um ano. Todos os participantes receberam o mesmo par de tenis de pisada neutra, independente se tinham pisada neutra ou pronada. Durante o período do estudo, 252 pessoas sofreram alguma lesão e os corredores correram um total de 163.401 km.
“Comparamos os corredores com pisada neutra com os que tem pronação em vários graus, e nossos achados sugerem que os hiperpronadores não tem um risco maior de lesão que os outros” relata o fisioterapeuta Rasmus Nielsen que conduziu o estudo com a equipe de pesquisas da Aarhus University.
“Este é um achado controverso ao que verificamos nos últimos anos de que é prejudicial correr em calçados que não dão o suporte adequado se você tem uma maior ou menor pronação” diz Rasmus. Ele ainda enfatiza que no estudo não foi verificado o que acontece quando você corre com calçados não-neutros, e quais corredores deveriam considerar com respeito à pronação e à escolha dos calçados uma vez que já houvessem tido uma lesão na corrida.
Foco em outros fatores de risco
Os pesquisadores estão prevendo que no futuro iremos parar de nos preocupar com a pronação do pé como um fator de risco principal em correlação com as lesões de corrida em corredores iniciantes saudáveis.
“Entretanto, ainda devemos pesquisar se pés com extrema pronação são suscetíveis a um maior risco de lesões na corrida do que os pés com uma pronação normal” diz Rasmus Nielsen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário